O Sistema Integrado de Transportes (SIT Macaé) é uma SPE – Sociedade de Propósito Específico – formada pelas empresas Rápido Macaense e Auto Viação Líder. As duas empresas passaram a compor o capital acionário da “SPE” para operar a concessão das linhas urbanas da cidade, mas as empresas têm capital independente. Este consórcio terá duração limitada enquanto durar o contrato de concessão para a operação das linhas.
A Prefeitura de Macaé é o poder concedente, detentora de fato das linhas urbanas. Através de processo licitatório estas linhas são concedidas a empresas privadas ou consórcios privados. A SIT, formada pela Macaense e Líder foi a vencedora deste processo de licitação, que segue as normas vigentes e foi auditado pelo Tribunal de Contas do Estado.
A SIT é a segunda empresa que mais gera empregos na cidade, ficando atrás somente da Petrobrás. Atualmente, são 6 mil empregos entre diretos e indiretos. A SIT transporta em média 85 mil passageiros/dia, sendo milhares de pessoas beneficiadas diariamente pela integração do sistema, como os moradores da Região Serrana.